Dezembro 2018

Após 10 anos, IBGE lança nova versão do Mapa Físico do Brasil

Mapa é a representação cartográfica que traz informações sobre a altimetria e elementos fisiográficos do país, possibilitando a identificação de macrobacias hidrográficas e grandes estruturas de relevo. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibilizou na última quinta-feira (6/12) o Mapa Físico do Brasil na escala 1:5 000 000.

ONU e Nasa lançam plataforma de satélites no monitoramento ambiental

Plataforma gratuita permitirá aos usuários usar imagens de satélites no monitoramento de terras e meio ambiente. Em parceria com a Agência Espacial Norte-Americana (NASA), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) anunciou no último dia 12 de dezembro o lançamento de um portal online que promete tornar mais fácil e acessível o monitoramento do uso da terra por meio de satélites.

Vem aí o novo satélite brasileiro de alta resolução Carponis-1

Hoje, a dependência de imagens de alta resolução adquiridas por satélites controlados por outros países impõe limitações. Operação de um satélite pelo Brasil possibilitará mais autonomia e rapidez. Encontra-se em desenvolvimento o projeto do novo satélite brasileiro Carponis-1, que deverá ter resolução espacial de 70 centímetros e tem previsão de lançamento para 2022. O projeto está a cargo da Força Aérea Brasileira (FAB), mas não terá apenas aplicação militar.

Técnicos da Cerb são capacitados em amostragem de água de poços tubulares

Nos últimos dias 10 e 11 de dezembro, geólogos e técnicos da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), participaram de um curso ministrado pelo engenheiro químico José Aristides Filho, diretor técnico do Laboratório Controle Analítico, sediado em Osasco, no estado de São Paulo.