A alta densidade populacional, o limitado espaço costeiro e a diversidade de habitats marinhos e terrestres, associados a diversos interesses sociais e econômicos, gera um alto potencial para conflitos sobre os espaços e recursos costeiros. Estes conflitos muitas vezes acarretam impactos negativos para os ecossistemas e a economia local e a sua resolução deve possibilitar a sustentabilidade ambiental da área, para que o problema não se torne mais grave no futuro. Assim, torna-se cada vez mais necessária a prática da gestão ambiental, significando o planejamento, manejo, regulamentação e monitoramento do uso do meio ambiente, visando o desenvolvimento sustentável, ou seja, a exploração dos recursos naturais respeitando a capacidade de suporte dos mesmos.
A gestão ambiental costeira possibilita a valorização e conservação dos recursos do litoral, bem como a melhoria da qualidade de vida da população, de forma a garantir que as gerações futuras também possam usufruir destes recursos. Para que isso seja efetivamente real, é necessário o conhecimento dos processos costeiros, sua evolução e dinâmica, devendo-se levar em conta as limitações impostas pelas condicionantes naturais e os impactos das ações antropogênicas.
A implementação da gestão ambiental no Brasil enfrenta diversos problemas. O Brasil apresenta uma grande área territorial e uma enorme diversidade de recursos naturais; além disso, são grandes as diferenças entre os recursos humanos e econômicos de cada região do país. Desta forma, a implementação das leis e regulamentos federais nem sempre é condizente com a realidade local. Ocorre também uma grande dificuldade para o monitoramento e fiscalização, necessitando-se de uma maior participação dos municípios, entidades locais e organizações não governamentais.
Neste contexto, este curso de especialização se justifica pela necessidade de formação e capacitação de profissionais e pesquisadores que possam atuar na gestão de ambientes costeiros, contribuindo para o uso responsável do litoral e de seus recursos.
Objetivos:
Qualificar graduados para atividades científicas e profissionais na área de gerenciamento costeiro ou afins.