O projeto teve como objetivos, a caracterização e definição dos tipos de água subterrânea, o estabelecimento da sua qualidade ambiental e a verificação do grau de comprometimento antrópico.
Projetos Concluídos
Sérgio Augusto de Morais Nascimento
Este projeto tem por objetivos a definição da potencialidade do aquífero Urucuia na região das bacias hidrográficas dos rios Formoso e Arrojado na região oeste do estado da Bahia. Projeto financiado pela FINEP (CT-HIDRO).
Este projeto tem como objetivo caracterizar o potencial hidrogeológico dos aquíferos cársticos e fissurais da bacia hidrográfica do rio Salitre, situada na região semiárida do estado da Bahia. Projeto financiado pelo CNPq.
O principal objetivo deste projeto é implementar a gestão descentralizada dos recursos hídricos, que pressupõe a ação regional sistemática do órgão gestor e a participação regular e ativa da instância regional através das associações de usuários e/ou consórcios. Projeto financiado pelo Governo do Estado da Bahia.
Este projeto tem por objetivos avaliar a disponibilidade hídrica atual superficial e subterrânea das bacias do Recôncavo Norte e Inhambupe e seus domínios aquíferos. O projeto foi financiado pela Petrobras.
Luiz Rogério Bastos Leal
Antônio Puentes Torres, Danilo Heitor Caires T. B. Melo, Hailton Mello da Silva, Iracema Reimão Silva e Sérgio Augusto de Morais Nascimento.
Este projeto de pesquisa visa a identificação e inoculação de fungos em pilhas de compostagem de resíduos sólidos urbanos objetivando a aceleração do processo de compostagem e aproveitamento dos resíduos sólidos como adubo orgânico natural. Projeto financiado pela FAPESB.
Este projeto tem por objetivo apresentar uma caracterização do relevo cárstico na região da Bacia do Rio Una, situada na borda Leste da Chapada Diamantina, no estado da Bahia.
Tem por objetivo realizar analises a escala detalhada (1:25 000) do estado atual dos recursos naturais, mediante a combinação do trabalho de gabinete e de campo, utilizando no primeiro dos casos, as técnicas mais adiantadas de interpretação de imagem satélite combinado com o uso dos principais Sistemas de Informação Geográficos.
Esse projeto tem como objetivo promover a preservação e recuperação de nascentes na bacia do Rio Jacutinga – BA, visando melhorar a sustentabilidade de pequenas propriedades e contribuir para aproximação entre Universidade e comunidades de pequenos trabalhadores rurais.
Este projeto tem por objetivo geral, gerar subsídios para a gestão litorânea do município de Camaçari, litoral norte do estado da Bahia, visando o desenvolvimento turístico responsável deste litoral.
Este projeto tem como objetivo a elaboração do diagnóstico ambiental para fins de gestão da Costa do Dendê visando o desenvolvimento turístico sustentável.
O objetivo da pesquisa é apreender tensões estabelecidas no âmbito da ruralidade vivenciada por diferentes sujeitos sociais, quando da produção material e social da vida na realidade concreta localizada em território municipal.
Tem como principal objetivo estimular um processo de capacitação dos alunos e professores do colégio no que tange a Alfabetização Cartográfica, colocando em prática as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
O projeto visa apoiar a implementação do Programa Nacional de Florestas (PNF) e está estruturado em três grandes objetivos: Ampliar o uso sustentável dos recursos florestais consolidando a base de florestas manejadas em áreas públicas e privadas; Promover a ampliação da base florestal plantada; Promover o fortalecimento institucional no âmbito federal, estadual e municipal de instituições públicas e privadas.
Este projeto tem como objetivo principal identificar e valorar qualitativamente os serviços ecossistêmicos – classificados em serviços de Serviços de Regulação e/ou Suporte, de Provisão e de Informação e Cultura – oferecidos pela zona costeira do Litoral Norte do estado da Bahia.
Este projeto tem por objetivo geral avaliar a existência de interações entre o lixo marinho e os processos costeiros sedimentares ao longo do litoral da Bahia.
Esta pesquisa se propõe a avaliar o potencial de dados econômicos e ambientais associados a processos erosivos e a capacidade de carga de suas praias, como ferramenta para a gestão ambiental e o desenvolvimento turístico responsável neste litoral.
Diante disso, este projeto tem como objetivo principal a avaliação dos possíveis impactos socioambientais sobre os sistemas e ecossistemas costeiros e as comunidades locais, decorrentes da exploração de petróleo e gás nas ilhas de Tinharé e Boipeba.
O objetivo do presente projeto é fazer uma síntese dos conceitos relacionados com a vulnerabilidade, a contaminação e descrever as principais variáveis e métodos que habitualmente se utilizam para sua evolução e cartografia.
O objetivo deste projeto e realizar um monitoramento ambiental integrado da Baía de Camamu, reunindo o levantamento de informações quali-quantitativas acerca dos organismos que compõem seus distintos habitats, principalmente das espécies que direta ou indiretamente são de interesse econômico para a região.