Núcleo de Estudos Hidrogeológicos e do Meio Ambiente

Centro de Pesquisa em Geofísica e Geologia Instituto de Geociências - UFBA

Início
Início

Curso de Modelagem Inédito no Brasil acontece no Nehma

A Associação Brasileira de Águas Subterrâneas núcleo Bahia-Sergipe (ABAS BA-SE) realiza em parceria com a DHI Brasil, Water Services Brasil, Waterloo Hydrogeologic e o Núcleo de Estudos Hidrogeológicos e do Meio Ambiente (Nehma) do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (IGEO-UFBA) curso de modelagem de águas subterrâneas com treinamento nas duas tecnologias mais aplicadas mundialmente para modelagem de fluxo e transporte de contaminantes em subsuperfícies a FEFLOW e Visual MODFLOW.

O curso inédito no país será realizado na sede do Nehma localizada na UFBA, campus universitário de Ondina de 22 a 26 de maio de 2017 das 9h às 17h. Para se inscrever os interessados devem enviar email para rbm@dhigroup.com ou abas.nucleobase@gmail.com e solicitar a ficha de inscrição, o investimento é de R$ 3.350,00. Estudantes, filiados da ABAS e as inscrições feitas até 01 de maio terão desconto. Maiores informações com Rafael Medeiros | 48 3879 6888, Luiz Rogério Leal | 71 3283 8619 ou Monique Reis | Secretaria ABAS BA-SE – 71 3283 8637.

O público alvo são hidrogeólogos, modeladores, gestores e tomadores de decisão que lidam com modelos ou resultados de modelos de águas subterrâneas, que tenham interesse em aprimorar suas habilidades em modelagem ou se manter atualizados nas tecnologias mais modernas do mercado. Espera-se que os participantes tenham uma compreensão básica prévia de modelagem e/ou conceitos de hidrogeologia, assim como conhecimentos mínimos em informática. Parte do material será fornecida em inglês, portanto um conhecimento intermediário do idioma é ideal.

O Curso

Com duração de 5 dias o curso prático oferece uma capacitação abrangente em modelagem de águas subterrâneas e atualização nas técnicas e ferramentas disponíveis. Compreende uma introdução aos procedimentos práticos de modelagem de fluxo e transporte, incluindo o estabelecimento de modelos conceituais, desenvolvimento de modelos numéricos e calibração. Os participantes terão como instrutores Nilson Guiguer, especialista em modelagem numérica de águas subterrâneas e Luiz Rogério Bastos Leal, Doutor em geologia e Pós Doutor em hidrogeologia.

Exercícios práticos serão propostos para representar as mais comuns aplicações de modelagem de águas subterrâneas, como quantificação de recursos, análise de vulnerabilidade, simulação de contaminação, cenários de exposição, medidas de intervenção e remediação. O foco do treinamento será na aplicação das duas ferramentas mais utilizadas no mundo para modelagem de águas subterrâneas, os softwares Visual MODFLOW Flex e FEFLOW.

Os participantes terão direito a material do curso, dados de exercícios práticos, acesso aos softwares durante o treinamento, certificado de treinamento e coffee break. Todos deverão levar seus próprios notebooks.

Conteúdo Programático

– Conceitos básicos de fluxo e transporte em subsuperfícies;

– Princípios de processos de modelagem: dados, desenvolvimento e calibração de modelos e interpretação de resultados;

– Como usar modelos em diferentes tipos de aplicação, apresentando exemplos reais;

– Desenvolvimento de modelo conceitual e construção de modelo numérico;

– Estabelecendo condições de contorno apropriadas;

– Fundamentos de fluxos subterrâneos com FEFLOW e MODFLOW;

– Estabelecendo modelos de fluxo em aquíferos confinados e não confinados;

– Estabelecendo modelos de transporte de massa e idade da água subterrânea;

– Modelos em estado estacionário ou transiente;

– Calibração de modelos e uso do PEST como ferramenta;

– Uso de interfaces com GIS/CAD e outros formatos;

– Avaliação de resultados, visualização e animações;

– Exercícios práticos.

Instrutores

Nilson Guiguer – Especialista em modelagem numérica de águas subterrâneas. Autor de muitos modelos computacionais incluindo Visual MODFLOW, Flowpath, Flonet entre outros. Mestre em hidrogeologia pela USP e Doutor em hidrogeologia pela pela Universidade de Waterloo, Canadá. Já atuou como consultor em inúmeros projetos aplicando modelos em mineração, gestão de recursos hídricos, impactos ambientais e remediação. Reconhecido instrutor, já ministrou mais de 100 cursos profissionais em várias partes do mundo.

Luiz Rogério Bastos Leal – Doutor em geologia pela Universidade de São Paulo e Pós Doutor em hidrogeologia na Universidade do Texas. Professor associado na UFBA e coordenador do Núcleo de Estudos Hidrogeológicos e do Meio Ambiente – NEHMA/UFBA. Tem experiência na área de geociências, atuando nos seguintes temas: hidrogeologia, geologia ambiental, gestão de recursos hídricos e geologia regional.

Curso de modelagem de Águas Subterrâneas FEFLOW e Visual MODFLOW

Onde: Nehma | IGEO | UFBA, campus universitário de Ondina, Rua Barão de Geremoabo, s/n. Salvador, BA.

Quando: 22 a 26 de maio, das 9h às 17h.

Quanto: R$ 3.350,00 | 10% de desconto para filiados da ABAS e inscrições realizadas até 01 de maio | 25% de desconto para estudantes.

Informações: Rafael Medeiros – 48 3879 6888 – rbm@dhigroup.com | Luiz Rogério Leal – 71 3283 8619 – abas.nucleobase@gmail.com | Monique Reis – Secretaria ABAS BA-SE – 71 3283 8637.

Texto: Monique Reis